SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Elaine Cristina Barbosa Passos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Claúdia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4961

Palavras-chave:

Multiletramentos; Tecnologias digitais; Sala de Aula Invertida.

Resumo

As práticas letradas mudaram, consideravelmente, com o apogeu das tecnologias digitais, levando o leitor do livro impresso para a tela do computador, ou, ao smartphone. As tecnologias digitais têm ampliado e ressignificado as práticas de leitura, a favor de uma pedagogia dos multiletramentos, levando-nos a reconhecer novos espaços para o ensino-aprendizagem de leitura, tanto em língua materna quanto estrangeira. Assim, propomos, neste estudo, fazer um levantamento de algumas tecnologias digitais e seus potenciais educativos que favoreçam o ensino-aprendizagem de leitura em inglês enquanto prática social, em um contexto híbrido de ensino, numa perspectiva de Sala de Aula Invertida, a partir de pesquisas na internet e de trabalhos acadêmicos que abordam tais tecnologias. Este estudo busca, portanto, refletir sobre as potencialidades das tecnologias digitais, para a promoção dos multiletramentos, em um modelo de Sala de Aula Invertida. Para isso, desenvolvemos um estudo sobre as práticas de leitura na internet, os multiletramentos e o ensino híbrido. Posteriormente, apresentamos algumas tecnologias digitais que podem possibilitar um ensino de leitura, de maneira mais interativa e colaborativa. Com isso, acreditamos que este estudo possa contribuir para que o professor de línguas ressignifique suas práticas de leitura em inglês, na sala de aula, com o uso de tecnologias digitais, sob a ótica dos multiletramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Barbosa Passos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual da Bahia (Uesb).

Claúdia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Pós-doutora em Estudos Linguísticos com foco em Linguagem e Tecnologias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde atua na Graduação, Especialização e Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens  (PPGCel).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Passos, E. C. B., & de Oliveira Soares, C. V. C. (2019). SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4961