LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS

Autores

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Lucimar Gracia Ferreira
  • Lilian Moreira Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5080

Palavras-chave:

Aprendizagem; Formação; Libras; Surdos.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar como o curso de Licenciatura em Letras da UFRB forma docentes surdos e busca atender os alunos surdos para promoção da aprendizagem de Língua Portuguesa, a partir da verificação de ações para tal atendimento. Através do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Letras (habilitação Português/Libras/Língua Inglesa) da UFRB, analisamos como a Libras se situa neste documento; suas ações e desafios. Assim, a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, de análise documental buscamos responder a questão de pesquisa “Como o curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB busca atender os alunos surdos para promoção da aprendizagem de Língua Portuguesa?”. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Verificamos que o Projeto do Curso atende as exigências legais, visto que os componentes curriculares trazem elementos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias as práticas pedagógicas, no sentido de promover a educação inclusiva de surdos. Entretanto, apresenta uma lacuna quanto a aprendizagem de Língua Portuguesa pelos surdos, quando esta habilitação se torna opcional, o que precisa ser avaliado.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade federal de São Carlos (UfsCar). Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-doutora pela Universidade Feeral da Bahia (Ufba).

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

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Publicado

2019-08-25

Como Citar

Ferreira, L. G., Ferreira, L. G., & Cruz, L. M. (2019). LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5080

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados