A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA

NOTAS SOBRE O ACONTECIMENTO DISCURSIVO E A MEMÓRIA NO CASAMENTO ENTRE O PRÍNCIPE HARRY E A PRINCESA MEGHAN

Autores

  • Wilder Kléber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Lucas Rodrigues Lopes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5117

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre discursos circulados nas principais mídias mundiais, a respeito do casamento entre o príncipe Harry e a princesa Meghan, que ocorreu no dia dezenove de maio de 2018. Como recorte para análise, foram selecionados dois enunciados publicados no site O Globo, que tratam do referido evento, a fim de problematizar, no bojo da Análise do Discurso francesa, tais discursos. Pensando nessa vertente discursiva, como suporte teórico-metodológico, foram acionados conceitos vinculados à linha teórica supracitada, considerando principalmente enunciado e acontecimento discursivo formulados por Michel Foucault e de memória discursiva que se apresenta em Jean-Jacques Courtine, além de outras abordagens ligadas às mencionadas, para a leitura do corpus. Pelas análises, considerando a teoria dada, verificamos que os discursos materializados nos enunciados se configuram como acontecimento, dada a sua não repetibilidade, pelas suas condições próprias de possibilidade que os tornam singulares e cuja memória se apresenta como um efeito, pelo encontro entre o passado e a atualidade e, também, pela quebra de protocolo da realeza britânica, que o diferencia de outras cerimônias matrimoniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilder Kléber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GEPLEI/UFPB/CNPq).

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Membro-Pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/Ufu/CNPq).

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Da torre de marfim à torre de Babel e vozes infames: exclusão e resistência (UNICAMP/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Santana, W. K. F. de, Pereira, A. B., & Lopes, L. R. (2019). A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA: NOTAS SOBRE O ACONTECIMENTO DISCURSIVO E A MEMÓRIA NO CASAMENTO ENTRE O PRÍNCIPE HARRY E A PRINCESA MEGHAN. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5117