A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: UM PROJETO DE ALIENAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL

Autores

  • Davi Gonçalves Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/ PR)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5378

Resumo

Essa proposta de trabalho visa refletir acerca de questões educacionais em paralelo com a práxis social. Mais especificamente, a ideia é discutir as características e implicações da realidade e prática social dos alunos da escola pública levando em consideração anseios contemporâneos pautados no tema. Os dados analisados foram coletados em uma escola pública situada na cidade de Maringá-PR, no ano de 2009, durante o estágio curricular supervisionado obrigatório de observação – tanto do entorno escolar quanto das aulas. Com enfoque nesse aspecto mais social das práticas educacionais escolares, o principal arcabouço teórico para análise dos dados é aquele oferecido por István Mészáros no livro A educação para além do capital (2008).  Os resultados, não-conclusivos, apontam para um cenário alarmante: se na esfera privada já há tempos a educação se tornou uma mercadoria e os alunos meros clientes, a esfera pública tem sido redirecionada para caminhos análogos, em diversos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Gonçalves, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/ PR)

Doutor em Teoria, Crítica e História da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professor de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/ PR).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Gonçalves, D. (2019). A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: UM PROJETO DE ALIENAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5378

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados