PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Antônia Dilamar Araújo Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Aline Luna Saboia Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Maria Aurea Albuquerque Sousa Universidade Estadual do Ceará (Uece)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456

Palavras-chave:

Cultura digital; Escrita; Leitura

Resumo

Este estudo investiga práticas de leitura e escrita, no âmbito da cultura digital, realizadas por alunos de uma escola pública no Pará. A pesquisa surgiu em um contexto em que se coíbe o uso dos smartphones na escola. Para esta pesquisa - exploratória e qualitativa - foi aplicado, nas turmas de 9º ano, um questionário de questões fechadas e semiabertas. Partimos do pressuposto de que se faz necessário refletir sobre possibilidades de ação, relacionando as práticas didático-pedagógicas às práticas sociais e discursivas no meio digital em que os discentes estão imersos. Verificamos a incidência de diferentes práticas discursivas próprias da cultura digital, leitura de gêneros emergentes e a ubiquidade, porém autoria restrita. Concluímos que são necessárias ações formadoras com os professores para que possam ressignificar suas ações e ampliar o nível de criticidade dos alunos quando leem e escrevem no ambiente digital, integrando tais práticas no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).  Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB).  Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Leitura e escrita: do verbal ao Visual (Lev), cadastrado no diretório do CNPq.

Aline Luna Saboia, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participa do grupo de estudos e pesquisa Linguagem, Formação e Trabalho (Lift) da Uece.  

Maria Aurea Albuquerque Sousa, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Araújo, A. D., Saboia, A. L., & Albuquerque Sousa, M. A. (2020). PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456