A RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA E OS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS DA INSTALAÇÃO DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE (FIOL) NO MUNICÍPIO DE IBIASSUCÊ – BA

  • Luzia Barbosa de Oliveira UESB
  • Niuslane Alves dos Santos Alves dos Santos UNEB
  • Jane Mary Lima Castro PMG/UESB

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar de forma sucinta aspectos de ordem ambiental provenientes da construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), uma vez que a ação antrópica é responsável por diversas modificações, muitas vezes desastrosa na natureza e de certa forma impactante à biodiversidade. Este trabalho foi elaborado diante da leitura de documentos lavrados pela empresa responsável pela construção da ferrovia e um estudo in lócus, realizado através da aplicação de 41 questionários no povoado de Santo Antônio, em Ibiassucê – Bahia, e, entrevistas com a população local para compreender relação que a sociedade estabelece com a natureza. O texto base é o Plano Básico Ambiental, no entanto outras fontes foram utilizadas para a construção desse texto, como artigos e texto da internet, assim como documentos elaborados pelo governo do Estado da Bahia. Trata-se, portanto de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados apontaram que há uma grande dificuldade dos entrevistados em conceituar impacto ambiental, fazendo-o de maneira reducionista, embora a maioria saiba identificar quais são os possíveis impactos ambientais que uma determinada construção pode causar à natureza e/ou aos seres humanos, assim como sabem identificar as medidas mitigadoras dos mesmos. No entanto, ainda existe dificuldade de um número acentuado de pessoas em compreender alguns termos vinculados ao meio ambiente. Constatou-se a carência de uma Educação Ambiental que proporcione uma conexão que tem como centro a consciência ambiental, tornando os indivíduos responsáveis por construir uma sociedade comprometida com a natureza.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Miriam Cléa Coelho; & SOUZA, Suzane Tosta; & SANTANA, Mário Rubem Costa. O traçado da ferrovia de integração oeste-leste (FIOL) e os impactos sócio-espaciais no município de Tanhaçú-BA. ANAIS do VIII Encontro Baiano de Geografia e X Semana de Geografia da UESB. Agosto de 2011. ISSN 2179-4774. Disponível em acesso em junho de 2017.
BANDEIRA, Clarice; FLORIANO, Eduardo Pagel. Avaliação de impacto ambiental de rodovias. Associação de Pesquisa, Educação e Proteção Ambiental do Noroeste do Estado Do Rio Grande Do Sul, Santa Rosa nº 8, 1ª ed p. 3-68, 2004.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007, 123p.
CAVALCANTI, Clóvis. Condicionantes biofísicos da economia e suas implicações quanto à noção do desenvolvimento sustentável. In: ROMEIRO, Ademar Ribeiro; REYDON, Bastian Philip; LEONARDI, Maria Lucia Azevedo (Orgs.). Economia do meio ambiente: teoria, políticas e a gestão de espaços regionais. Campinas: UNICAMP/IE, 1996. p. 61-82.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, nº 118, p. 189-205. Disponível em: . Acesso em: 12 Jul. 2013.
LEFEBVRE, Henri. La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000. (Original La production de l´espace. Paris: Anthopos, 1986)
LOYOLA G., Roger. A Economia Ambiental e a Economia Ecológica: Uma Discussão Teórica. Disponível em: . Acesso em: 02 Fev. 2012.
MUGGLER, Cristine Carole; SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. Ensino da Ciência do Solo, Viçosa, vol. 30, nº 4, p. 733-740. Disponível em . Acesso em: 02 Fev. 2012
OIKOS PESQUISA APLICADA. Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em < http://www.oikos.com.br/site_ok/FIOL.htm>. Acesso em: 13 Ago. 2012.
OLIVEIRA FILHO, Jaime E. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: Um Novo Paradigma Eco-Econômico para as Organizações Modernas. Disponível em: . Acesso em: 02 Fev. 2012.
PAC. Ferrovia de Integração Oeste-Leste é vistoriada por ministros. Disponível em ás 15:37 do dia 19-07-12.
PAULA, Dilma Andrade. As ferrovias no Brasil: análise do processo de erradicação de ramais. In: II Congresso de História Ferroviária. Anais. UAM: Madrid, 2001.
REVISTA BAHIA DE TODOS OS CANTOS. Governo do Estado. N° 4 Ano 2 Março 2010.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção São Paulo, 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SARAIVA, Danieli. Impactos Ambientais Causados pela Expansão Urbana no Município do Rio de Janeiro. 2010. 45 f. Monografia (Pós-Graduação “Lato Sensu” em Engenharia de Produção)-Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.
Publicado
2017-12-18
Como Citar
OLIVEIRA, Luzia Barbosa de; SANTOS, Niuslane Alves dos Santos Alves dos; CASTRO, Jane Mary Lima. A RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA E OS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS DA INSTALAÇÃO DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE (FIOL) NO MUNICÍPIO DE IBIASSUCÊ – BA. Geopauta, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 22-37, dez. 2017. ISSN 2594-5033. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/2019>. Acesso em: 16 out. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/rg.v1i3.2019.
Seção
Artigos