El O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM CIDADES PEQUENAS DO NORDESTE DO BRASIL: O CASO DE ALCÂNTARAS E FRECHEIRINHA/CE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5744Palavras-chave:
Cidades pequenas. Programa Bolsa Família. Beneficiários.Resumo
O presente trabalho é um estudo sobre os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) em duas cidades pequenas da Região Metropolitana de Sobral: Alcântaras e Frecheirinha. Para a realização desta pesquisa, realizamos trabalhos de campo e aplicação de questionários. São duas cidades com predomínio de atividades econômicas distintas. No entanto observamos que o PBF representa uma importante fonte de rendimento as famílias das duas cidades, que é utilizado na aquisição de bens e serviços, aumentando também o seu poder de compra, que por sua vez estimula a produção dos setores de atividades. Essa rotatividade tem impulsionado a economia gerando emprego e renda no comércio local e nas cidades vizinhas, impactando na vida de beneficiários e não beneficiários.
Palavras-chave: Cidades pequenas. Programa Bolsa Família. Beneficiários.
Downloads
Metrics
Referências
BARROS, R. P. de et al,.Determinantes da queda da desigualdade de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea ,2010 (Texto para Discussão, n. 1.460).
BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. Fundação Caloutes Gulbenkian, Lisboa, 1980.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário: Relatório de Informações Sociais RI. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/relatorios/mds/index.php. Acesso em: ago.2019.
BRASIL. Plano Brasil Sem Miséria- PBSM. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/nucleo/grupo.php?id_grupo=69. Acesso em 08 de junho de 2018.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CASTRO. Josué de. Geografia da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço.- Rio de Janeiro, 1984.
COSTA, Ellem A. C; SCHOR, Tatiana. Redes Urbanas, Abastecimento e o café da manhã de idosas na cidade de Tefé. Amazonas: Elementos para a análise de Alimentação no Brasil. In: Hygeia, v. 9, n. 17, p. 52-73, dez, 2013.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1984.
EIDELWEIN, Karen. Economia Solidária: a produção dos sujeitos (des)necessários. Jundiaí, Paco Editorial: 2011.
GOMES, G. M. Velhas secas em novos sertões: continuidade e mudanças na economia do semi-árido e dos cerrados nordestinos. Brasília: Ipea, 2001.
IANNI, Octávio. O príncipe eletrônico. Departamento de Filosofia e Ciências Humanas- Unicamp- 13081-970- Campinas- SP. Perspectivas, São Paulo. 22: 11-29, 1999.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 1991. Disponível em: http:// http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil. (2016). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=299700. Acesso em abr. 2019
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Biblioteca. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000. Disponível em: http:// http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?codmun=230050>. Acesso em: 07/05/ 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em maio de 2019.
IPEA- INATITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. A década inclusiva (2001- 2011): desigualdade, pobreza e políticas de renda. Brasília: Ipea, 25 set. 2012. (Comunicados do Ipea, n.155).
IPECE – Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégia do Ceará. Perfil Básico Municipal – PBM 2017: Alcântaras. Disponível em: http//: www.ipece.gov.ce. Acesso em 12/09/2018.
IPECE. Perfil Básico Municipal – PBM 2014: Frecheirinha. Disponível em: http//: www.ipece.gov.ce. Acesso em 12/90/2018.
JANNUZZI, Paulo de Martino; PINTO, Alexandre Rodrigues. Bolsa Família e seus impactos nas condições de vida da população brasileira: uma síntese dos principais achados da pesquisa de avaliação de impactos do Bolsa Família II. In: CAMPELLO, T.;
NERI, M. C. (Org.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília, DF: IPEA, 2013. p. 179–192.
OLIVEIRA, Pedro de. Religião e dominação de classe: gênese e função do catolicismo romanizado no Brasil. Editora Vozes. Petrópolis, 1985.
REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL- RMS. Disponível em: http://www.pduisobral.com.br. Acesso em 07 de abril de 2019.
SANTANA, Antonia Neide Costa. O urbano no semiárido: pequenas cidades do Ceará em discussão. In: FREITAS, Nilson Almino de; JÚNIOR, Marta Maria; HOLANDA, Virgínia Célia Cavalcante (organizadores) Múltiplos olhares sobre a cidade e o urbano: Sobral e Região em Foco. Sobral: UECE/UVA, 2010.
SANTANA, Jomar Álace. A evolução dos programas de transferência de renda e o Programa Bolsa Família. Seminário População, Pobreza e Desigualdade, Belo Horizonte, p. 1-19, 2007.
SANTOS, Milton. O período técnico-científico e os estudos geográficos. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v.4, p.15-20, 1985.
SANTOS, Milton. A redescoberta da Natureza. Revista Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, V. 6, n. 14, jan/abril, 1992.
SANTOS, Milton A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, Razão e Emoção.- 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. A responsabilidade social dos geógrafos. Jornal de geografia, Uberaba, out, 1985.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira.-5. ed., 3. reimpr.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Milton As cidadanias mutiladas. In: LENAR, Julio (org.). O preconceito. São Paulo. Imprensa Oficial do Estado, 1997.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão.- São Paulo: Nobel, 1987.
SANTOS, Milton. O Período Técnico-científico e os Estudos Geográficos. Geografia 4: 15-20, 1990.
SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo.- 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.-22ª. ed.- Rio de Janeiro: Record, 2012.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. ―18a ed.- Rio de Janeiro: Record, 2014.
SILVA, M. Ozanira da Silva e; GUILHON, Maria Virgínia Moreira. O Bolsa Família no contexto da proteção social: significado e realidade das condicionalidades e do Índice de Gestão Descentralizada no Estado do Maranhão. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (Org.). Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome. Brasília: MDS, 2014, p. 75-99.
WEISSHEIMER, Marco Aurélio. Bolsa Família: avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.