Práticas de ensino no estágio supervisionado: o jogo batalha naval como ferramenta de ensino de coordenadas geográficas

Resumo

O ensino e aprendizagem em geografia perpassaram por muitas mudanças no decorrer do espaço-tempo em que se tornou uma ciência, o estudar geografia vem se modificando no ensino básico no decorrer dos anos, tornando-se uma disciplina crítica e construtiva na relação homem-espaço-natureza. Esse trabalho consiste em relatar a experiência de aplicação de atividade lúdica no estágio supervisionado do curso de geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz, a respeito de aulas realizadas no período de regência com alunos do 6° ano do ensino fundamental, na escola municipal do Banco da Vitória Ilhéus-Bahia, no período de abril a junho de 2018, cujo objetivo era vivenciar práticas de ensino na educação básica, mas especificamente com confecção e realização de jogos didáticos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em licenciatura em Geografia– Universidade Estadual de Santa Cruz-

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Regional e meio ambiente, Docente do Curso de Geografia- Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC-Brasil,

Referências

BU, José Cícero; MELO, Josandra Araujo Barreto de. Estagio supervisionado e (re) construção das metodologias no ensino-aprendizagem de geografia. VII congresso brasileiro de geógrafos, Anais... Vitória-ES, 12 p. ago/2014.
PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PENIN, Sonia. Profissão docente e contemporaneidade. In: PENIN, S.; MARTINEZ, M.; ARANTES, V. A. Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Sumnus, 2009.
RUPEL, Maria Aparecida Pavelski. Atividades lúdicas: proposições metodológicas para o ensino de geografia escolar.dia a dia da educação, Curitiba, Sec/selepar, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1634-8.pdf . Acesso em: 04 de agosto. 2019.
Publicado
2019-12-29
Como Citar
SANTANA, Tatiana Oliveira; FONTES, Tereza Genoveva Nascimento Torezani. Práticas de ensino no estágio supervisionado: o jogo batalha naval como ferramenta de ensino de coordenadas geográficas. Geopauta, [S.l.], v. 3, n. 4, p. 39-47, dez. 2019. ISSN 2594-5033. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5808>. Acesso em: 18 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5808.
Seção
Artigos