A utilização do filme O Menino e o Mundo como recurso na discussão do conceito de paisagem e suas dinâmicas

Resumo

O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da obra cinematográfica O Menino e o Mundo como um recurso detentor de elementos aos quais possibilitam a aprendizagem do conceito de Paisagem, fundamentado em Milton Santos (1988). Tal escolha se deve em razão de ser uma animação brasileira escrita e dirigida por Alê Abreu, dando um caráter lúdico à proposta. Consistindo em uma pesquisa bibliográfica com análise em trechos da obra com enfoque em aspectos da paisagem e suas dinâmicas. Resultando na oportunidade de ampliar o conhecimento e ideias do saber geográfico e produzi-lo coletivamente através de filme. Diante disso, notou-se a riqueza e potencial desta obra cinematográfica para auxiliar no processo de aprendizagem do conceito geográfico em questão.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Geografia (UNICAMP) – Docente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia (UNEB, Campus IV), Bahia - Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST) e do Núcleo de Estudos Geográficos (NEG) – email: lmgoes@uneb.br

Referências

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

O MENINO e o mundo. Direção: Alê Abreu. Produção: Tita Tessler Fernanda Carvalho. Roteiro: Alê Abreu. [S.I.]: Filme de Papel, 2013, 1DVD.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da Geografia. Hucitec: São Paulo, 1988.

SATO, Cristiane Akune. Japop - o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
DANTAS JUNIOR, Reinaldo Oliveira; GÓES, Liliane Matos. A utilização do filme O Menino e o Mundo como recurso na discussão do conceito de paisagem e suas dinâmicas. Geopauta, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 129-140, abr. 2020. ISSN 2594-5033. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5817>. Acesso em: 02 jun. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/rg.v4i1.5817.
Seção
Artigos