CENTRALIDADE URBANA: REFLEXÕES SOBRE VITÓRIA DA CONQUISTA E ARACAJU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5826

Palavras-chave:

Centralidade. Funções Urbanas. Fixos e Fluxos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da centralidade urbana de duas cidades do Nordeste brasileiro: Vitória da Conquista e Aracaju. A primeira delas é uma capital regional do Estado da Bahia, com situação privilegiada no sudoeste baiano. Aracaju é capital do Estado de Sergipe e se caracteriza por forte primazia no subsistema urbano do qual faz parte. Para realização desse trabalho foi realizada revisão bibliográfica e trabalho de campo para verificar condições locais. Estas duas cidades apresentam forte centralidade sobre as áreas em que se situam e, dentre as funções, destacam-se aquelas de educação e saúde, com capacidade de atrair pessoas de municípios distantes e até de outros estados. A tendência de fortalecimento da centralidade dessas cidades vem se acentuando nas últimas décadas, sendo favorecida pela rede rodoviária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana David Ferreira Gusmao, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB-BRASIL

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe- Brasil . Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Brasil

Vera Lúcia Alves França, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Núcleo de Pós-graduação em Geografia (NPGEO) da Universidade Federal de Sergipe.  Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento urbano, desenvolvimento urbano, politicas publicas, metropolizacao e desenvolvimento

Referências

BRASIL. Atlas Nacional de Comércio e Serviços. Brasília, DF: MDIC, 2008.
DINIZ, José Alexandre F. O Subsistema Urbano-Regional de Aracaju. Recife: SUDENE, 1987.
FERRAZ, Ana Emília de Quadros. O Espaço em movimento: o desvelar da rede nos processos sociotécnicos do sistema de saúde de Vitória da Conquista-Bahia. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Sergipe, 2009.
FRANÇA, Sarah Lúcia Alves. A produção do espaço na Zona de Expansão de Aracaju/SE: dispersão urbana, condomínios fechados e políticas públicas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, 2011.
FRANÇA, Vera Lúcia Alves. Aracaju: Estado e Metropolização. Rio Claro, SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, 1997.
FRANÇA, Vera Lucia Alves. PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU. Diagnóstico da Cidade de Aracaju. Aracaju PMA, 2014.
GUSMÃO, Adriana David Ferreira. Ensino Superior e Produção do Espaço Regional. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Núcleo de Pós-Graduação em Geografia- NPGEO, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009.
IBGE. Censo Demográfico, 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
IBGE. Estimativas de população, 2019. Rio de Janeiro: IBGE, www.ibge.bov.br/cidades, acesso em 20/09/2019.
IBGE. Área de Influência das Cidades Brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
IBGE. Contas Nacionais. Produto Interno Bruto, 2016. Rio de Janeiro: IBGE, www.ibge.bov.br/cidades, acesso em 20/09/2019.
LOPES, Roberto Paulo Lopes Machado. Cluster de Ensino Superior: uma estratégia alternativa de desenvolvimento. Conjuntura & Planejamento. Salvador, nº 96, 2002.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Razão e Emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

GUSMAO, A. D. F.; FRANÇA, V. L. A. CENTRALIDADE URBANA: REFLEXÕES SOBRE VITÓRIA DA CONQUISTA E ARACAJU. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 22-36, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i3.5826. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5826. Acesso em: 18 abr. 2024.