Rede urbana, serviços de saúde e o transporte intermunicipal de beneficiários do SUS: aproximações de análise ao caso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, SP.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o serviço de transporte intermunicipal de beneficiários do SUS, no quadro da distribuição desigual dos estabelecimentos de saúde de média e alta omplexidade entre diferentes municípios. As aproximações de análise efetivam-se no contexto da rede urbana regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte (SP) e dos municípios de Aparecida e Caraguatatuba. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e busca estabelecer apontamentos gerais para discussões sobre a integração regional e a interdisciplinaridade do conhecimento. Para isso, parte-se de quantificação estatística, informações oficiais e considerações sobre o interesse comum aos estudos urbanos-regionais e da saúde, articulando as preocupações com a questão da regionalização, da rede urbana e da organização dos serviços de saúde.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Gestão Empresarial pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá(2009). Atualmente é Assistente de projetos e pesquisa da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvimento, Gênero, Mulher, Equidade, Índice e Políticas públicas.

Referências

BRASIL. Lei 13089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 30 de nov. 2019.
DUARTE, L. S.; NAVARRO, A. M. As transformações da rede urbana no Estado de São Paulo: Uma contribuição à luz dos resultados do REGIC 2007. In: Boletim Regional, Urbano e Ambiental, n. 3. Brasília: Ipea 2009.
ESTADO DE SÃO PAULO. Rede urbana e regionalização do Estado de São Paulo. São Paulo: Emplasa, 2011.
FUSARO, E. R.; SOUZA, M. R.; MOTA, P. H. S.; Pereira, A. P. C. M.; IOZZI, F. L.; Albuquerque, M. V. Região e Redes: abordagem multidimensional e multinível para análise do processo de regionalização da saúde no Brasil. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 17 (Supl.1): S17-S26 out.
GUERRA, D. M. Descentralização e Regionalização da Assistência à Saúde no Estado de São Paulo: Uma Análise do índice de Dependência. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, USP, São Paulo, 2015.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. REGIC – Regiões de Influência das Cidades 2007. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
IBGE. Perfil dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro, IBGE, 2018.
MACIEL, L.; GOMES, C.; BECCENERI, L. 2019. Mobilidade pendular integração regional no Vale do Paraíba e Litoral Norte: uma análise a partir dos censos demográficos de 2000 e 2010. São José dos Campos, PLUR-UNIVAP, 2019 (no prelo).
PASCHOALOTTO, M. A. C.; PASSADOR, J. L.; OLIVEIRA, L. R.; LOPES, J. E. F.; PASSADOR, C. S. A regionalização do SUS: proposta de avaliação de desempenho dos Departamentos Regionais de Saúde do estado de São Paulo. Saúde Soc. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 80-93, 2018.
ROCHEFORT, M. Método de estudo das redes urbanas (interesse da análise e do setor terciário na população ativa). Boletim Geográfico, Rio de Janeiro: IBGE, 1961.
ROCHEFORT, Michel. Regionalização e rede urbana. R. RA’E GA, Curitiba, n. 7, p. 115-121, Editora UFPR, Curitiba, 2003.
SANTOS, M. e SILVEIRAS, M. L.O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro, São Paulo, Editora Record, 2001.
SANTOS, M. Manual de geografia urbana. São Paulo, Hucitec, 1989.

SILVA NETO, M. L. Organização urbano-regional do Estado de São Paulo. Relatório Final da pesquisa A Rede Urbana paulista: Composição e Transformação da Estrutura Produtiva Regional. São Paulo, 2000, volume I (inédito).
VIANA, A. L. A.; Bousquat, A.; FERREIRA, M. P.; CUTRIM, M. A. B.; Uchimura, L. Y. T.; FUSARO, E. R.; SOUZA, M. R.; MOTA, P. H. S.; Pereira, A. P. C. M.; IOZZI, F. L.; Albuquerque, M. V. Região e Redes: abordagem multidimensional e multinível para análise do processo de regionalização da saúde no Brasil. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 17 (Supl.1): S17-S26 out., 2017.
Publicado
2019-12-29
Como Citar
GOMES, Cilene; PAULA, Adriana Maria de; NOBRE, Leonardo. Rede urbana, serviços de saúde e o transporte intermunicipal de beneficiários do SUS: aproximações de análise ao caso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, SP.. Geopauta, [S.l.], v. 3, n. 4, p. 77-99, dez. 2019. ISSN 2594-5033. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6029>. Acesso em: 23 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.6029.
Seção
Artigos