Processo de avaliação por pares

Os artigos submetidos à revista Geopauta, serão avaliados por Pareceristas externos escolhidos por especialidade e/ou afinidade ao tema dos trabalhos a serem apreciados, tais trabalhos poderão ser avaliados e reavaliados conforme a necessidade indicada em cada parecer.

Primeiramente será feita uma analise critériosa do artigo pelo editor da revista , observando a relevancia do tema, as normas técnicas gerais da Revista expostas no escopo da submissão de artigos; no template da revista, seguido por uma rigorosa avaliação das normas da ABNT.

 A avaliação do trabalho será embasada na originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações.

Posteriormente o artigo será enviado para um parecerista proceder a avaliação do texto do artigo 

Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

Em caso de artigo com parecer não aceite este poderá ser reencaminhado para avaliação numa etapa posterior caso seja de interesse da revista à publicação do artigo submetido.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos autores e avaliadores ente os mesmo durante o processo. Assim:

Os autores devem excluir os nomes  do texto substituindo por “autor” e ano em notas, títulos do artigo em partes do conteúdo do texto. Deve ser removida a identificação do(s) autores das propriedades do documento Word (no menu Arquivo>Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, clicando na sequencia: Arquivo> Salvar como...>Ferramentas, Salvar.