Políticas públicas educacionais no Brasil pós redemocratização: percursos à cidadania?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v4i1.6155

Palavras-chave:

Políticas públicas de educação; Redemocratização do Brasil; Formação cidadã.

Resumo

Tendo como campo de investigação as políticas públicas no cenário educacional delineado posteriormente à promulgação da Constituição Federal em 1988, o objetivo deste texto é analisar elementos da cidadania nos documentos dessas políticas visando perceber avanços e desafios presentes, ainda, no que tange à perspectiva de formação cidadã. A questão central investiga em que medida as políticas educacionais brasileiras têm contribuído e/ou limitado uma perspectiva de formação cidadã. Para tanto, o percurso metodológico envolveu a interação entre pesquisa bibliográfica e documental, considerando como centralidade a análise de documentos da política educacional nacional (CF, 1988; LDB, 1996; PNLD, 1985; PCN, 1998; DCN, 2013; BNCC, 2017).

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Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS- Chapecó =Santa Catarina - Brasil

Professora graduada em Geografia e Mestre em Educação pela UPF. Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Bolsista PNPD, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS- Chapecó =Santa Catarina - Brasil

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó- Brasil

Doutora em Educação na Ciências: concentração Geografia pela UNIJUUI/RS, Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. E-mail: adriana.andreis@uffs.edu.br

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

COPATTI, C.; ANDREIS, A. M. Políticas públicas educacionais no Brasil pós redemocratização: percursos à cidadania?. Geopauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 69-91, 2020. DOI: 10.22481/rg.v4i1.6155. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6155. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos