Legados africanos: palavra enunciadora de simbolismos étnicos

Autores

  • Marise de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1571

Resumo

As diferentes etnias produzem formas simbólicas, uma destas formas é através das imagens que a palavra enuncia, sendo assim, podemos afirmar que ao entrar em campo para estudar sobre etnicidades, o que os pesquisadores/as autores/as fazem é buscar entender quais formas simbólicas permeiam os universos estudados. Para pensar acerca desses universos é que tomo simbolismos étnicos enunciados pelas imagens que a palavra Legados Africanos carrega. A amplitude do trato com a categoria analítica legado africano pode se mostrar nas diversas obras de diferentes autores e autoras, estudiosos das etnias africanas no Brasil, seja nas dimensões da cultura, da religião, das questões raciais negras, da linguística e outras. Mas aqui, o propósito é tomar as produções monográficas escritas por alunas e alunos, os quais orientei no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras  para entender esses universos simbólicos. Neste sentido que, durante as orientações estava a lhes alertar que um curso de Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras, não poderia desprezar a categoria central de análise e interpretação que é legado africano no Brasil, salvo se, e somente se, a metodologia tratasse do objeto numa abordagem reducionista que excluísse, negasse e silenciasse as reminiscências africanas.  As produções elaboradas por esses discentes nos indicou que os simbolismos presentes na palavra legados africanos enunciam que não são vistos como saberes de pertencimento étnico e sim como crenças.

Palavras-Chave: Patrimônio Africano, Representações simbólicas, Cultura Afro- brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIDE, Roger. Os Candomblés da Bahia rito Nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BOTELHO, Pedro Freire. Ewé Awo: Um Estudo Antropológico Sobre As Folhas e Seus Segredos No Terreiro Ilê Axé Ogum Megê Em Vitória Da Conquista – BA. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2008.

BRAGA, Emanoel Jorge Leal. Baianas do Acarajé: O Que Resta do Mito Africano nos Tabuleiros do Comércio Jequieense. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2009.

CASTRO, Yeda Pessoa. Falares Africanos na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2004.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil. Editora Brasiliense. São Paulo, 1986.

de SANTANA, Marise. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

de SANTANA, Marise. O Legado Africano na Diáspora e o Trabalho Docente: Desafricanizando para Cristianizar. Tese de doutorado. PUC, 2004.

de SANTANA, Marise. O Africano e o Trabalho Docente IN: Inclusão Social, Identidade e Diferença: Perspectiva Pós-estruturalistas de análise social. (Orgs) Amaral Jr., Aécio / Burity, Joanildo de A. São Paulo: Annablume, 2006.

ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos: Ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. Trad. Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FERREIRA, Edson Dias. Fé e Festa nos Janeiros da Cidade de Salvador-Bahia. Tese de doutorado defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2004.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa; tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GUIMARÃES, Dinamérica Alves Teixeira. Contribuições do Grupo Capoeira Angola Palmares Para a Formação Cultural da Cidade de Jequié/Ba com a Dança Maculelê. Monografia do Curso de Pós- graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2007.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Tradução Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1996- (coleção ofício de Arte e Forma).

LUZ, Marco Aurélio de Oliveira. Agadá: dinâmica da civilização africana brasileira. 2ª Edição. Salvador: EDUFBA, 2000.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa Crítica, Etnopesquisa-Formação. Editora Liber Livro. São Paulo, 2007.

MARTINS, Suzana Maria Coelho. A dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva estética do corpo. Editora EGBA. Salvador-BA, 2008.

MAZZOLENI, Gilberto. O Planeta Cultural: Para uma Antropologia histórica. Tradução de Liliana Lagená Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Instituto Italiano di cultura di San Paolo e Instituto cultural Ítalo Brasileiro, 1992.

PUTUMUJÚ, Edneide Alves Nascimento. O Legado dos Falares Afro-brasileiros em Ipiaú: Um Documento Vivo na Oralidade dos Idosos da Av. São Salvador- ‘FUÁ’. Monografia do Curso de Pós- graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2008.

QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Organização e prefácio de Raul Lody. Recife: FUNDAJ, Editora Massangana, FUNARTE, 1988.

RAMOS, Arthur. Introdução à Antropologia Brasileira: As Culturas negras. vol III. Rio de Janeiro, Guanabara: Livraria Editora da Casa do estudante do Brasil. 1978.

RODRIGUES, Nina. O Animista Feitchista dos Negros Baianos . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A. , 1935.

SANTANA, Daniela Silva. O Ilê Axé Ode Yá Minibú: Tradição Oral e a Preservação da Pertença. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro- brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2007.

SANTOS, Cristiane Batista da Silva. Encruzilhada de Saberes: Religiosidade e Dupla Pertença no Camamuzinho /Distrito de Ibirapitanga/BA. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Jequié, 2007.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagôs e a morte: Padê , Asésé e o culto Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 1976.

SOUZA, João Nascimento de. Preservação do Legado Africano Pelas Mulheres Negras de Itagibá. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro- brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2010.

SANTOS, Valdinéia de Oliveira dos. Um Lugar para o Orixá: A Saga de Quem Busca Candomblé Fora de Sua Cidade. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2007.

SANTOS, Zuleide Maria dos. O Trabalho do docente nas aulas de história e culturas Africanas e Afro-brasileira em Camamuzinho – Ibirapitanga – BA. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2010.

SILVEIRA, Marialda Jovita. A Educação pelo Silêncio: o feitiço da linguagem no candomblé. Ilhéus, Ba: Editus, 2004.

SANTANA, Daniela Silva. O Ilê Axé Ode Yá Minibú: Tradição Oral e a Preservação da Pertença. Monografia do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro- brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2007.

PUTUMUJÚ, Edneide Alves Nascimento. O Legado dos Falares Afro-brasileiros em Ipiaú: Um Documento Vivo na Oralidade dos Idosos da Av. São Salvador- ‘FUÁ’. Monografia do Curso de Pós- graduação Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileira. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, 2008.

RICOEUR, Paul. O Conflito das Interpretações. Tradução de M. F. Sá Correia; Portugal: Rés- Editora, 1998.

THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 1995.

VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns na Bahia de todos os Santos, no Brasil e na antiga Costa dos Escravos, na África.. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

de Santana, M. (2017). Legados africanos: palavra enunciadora de simbolismos étnicos. ODEERE, 2(3), 05-33. https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1571