Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos

Autores

  • Isis Sousa Longo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1580

Resumo

A pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar discursos e imagens sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas em coleções didáticas selecionadas pelo PNLD - Programa Nacional de Livro Didático. Mediante a investigação dos conteúdos das unidades temáticas dos livros e suas representações sobre o papel de brancos, negros, indígenas e mestiços para a construção da nação foi possível identificar mecanismos implícitos e explícitos da reprodução de valores da hegemonia européia e da perpetuação do mito da democracia racial. Desta forma, a diversidade étnico-racial, mesmo asse  gurada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, continua a significar um desafio histórico quanto à implementação de uma educação para as relações étnico-raciais direcionada à valorização do pertencimento étnico-racial, ao passado de luta dos ancestrais africanos e indígenas e ao combate do racismo social e institucional.

Palavras-Chave: Diversidade Étnico-Racial, Livro Didático, Formação Docente, Racismo, Lei 10.639/03.

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Publicado

2017-07-14

Como Citar

Longo, I. S. (2017). Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos. ODEERE, 2(3), 251-277. https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1580