O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533

Palavras-chave:

Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.

Resumo

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano de uma escola estadual da cidade de Itabuna—BA, os quais apresentavam dificuldades para ler e escrever. Entretanto, nas aulas de capoeira, os alunos se mostravam mais motivados para ler. Então, surgiu o problema que norteou essa pesquisa, a saber: como o jogo de capoeira vem sendo trabalhado, para estimular a melhoria da aprendizagem em leitura dos alunos, do 6ºano, em um colégio estadual, na cidade de Itabuna – BA? Portanto, o objetivo geral desse artigo é analisar de que maneira o mestre usa o jogo da capoeira, como ferramenta motivacional, nas práticas pedagógicas, para a melhoria da aprendizagem da leitura, entre os alunos do 6º ano, do ensino fundamental II. Desse modo, a utilização de estratégias de leitura, partindo da diversidade dos gêneros textuais, de modo lúdico, através da capoeira, no processo de ensino-aprendizagem, é um assunto que é discutido nessa pesquisa, pois esta se justifica pela necessidade de contribuir para uma melhora do processo de ensino e aprendizagem, partindo de pressupostos presentes na BNCC.

Palavras-chave: Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

D’Andrade, C. V. Ávila, & Mot’Alverne, C. R. da S. A. (2020). O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil. ODEERE, 5(9), 332-351. https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533