INDÍCIOS DE UMA FALTA: sutilezas na ausência negra nos livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i7.5099

Palavras-chave:

Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.

Resumo

Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores cujos textos estão inseridos nestas coleções. A pesquisa realizada sugere a prevalência de um racismo sutil (Nunes, 2010) e geográfico (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), que, sorrateiramente, mina a efetiva presença de negros tanto no corpo dos livros didáticos como em seu processo de produção.

Palavras chave: Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Castro, M. A. D., & Miguel, A. (2019). INDÍCIOS DE UMA FALTA: sutilezas na ausência negra nos livros didáticos. ODEERE, 4(7), 199-220. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i7.5099