Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5754

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, formação continuada de professores, lei 10639/03

Resumo

No presente trabalho analisamos a importância da formação continuada promovida na universidade, através do curso de especialização “Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”, para a configuração da prática pedagógica dos cursistas. Aplicamos questionários eletrônicos com 38 professores concluintes do curso de especialização ofertado pela RENAFORM/UFRPE. Observamos, que o referido curso vem contribuindo para a reflexão acerca da prática dos professores. Na visão dos cursistas, existe uma estreita relação entre a formação que o professor vivencia na universidade e o planejamento que ele constrói para a sua prática de sala de aula. Contudo, alguns destacam que a questão racial na formação inicial ainda é pouco contemplada, por isso, ressaltam a importância da abordagem da educação das relações étnico-racial na formação continuada de professores, e da efetivação de práticas educacionais antirracistas, tanto na escola, como na sociedade. Assim, apesar dos desafios, encontramos possibilidades de vivenciar através desta política, um espaço de formação e reflexão que favoreça a (re)configuração da profissionalidade do professor da educação básica.

Palavras-chave: educação das relações étnico-raciais; formação continuada de professores.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

de Santana, Élida R. S., & Ferraz, B. T. (2019). Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE. ODEERE, 4(8), 221-235. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5754