Interseccionalidade em educação e saúde: o livro Cenários da Saúde da População Negra no Brasil - Diálogos e Pesquisas, 2016

Autores

  • Lucia Ferraz Varges de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2362

Resumo

A saúde e a educação são campos que se esbarram no fazer cotidiano dos profissionais que atuam com seres humanos. A relação destes dois campos deve ser de equilíbrio e harmonia tanto no campo do trabalho de professores, como no trabalho de profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros, enfim. O campo da pesquisa raramente consegue agregar com harmonia esta necessidade de interseccionalidade em saúde e educação. Diante desta realidade, o livro “Cenários da saúde da população negra no Brasil – diálogos e pesquisas” possui esta qualidade e agrega pesquisa em saúde e reflexões para profissionais que atuam nas escolas, no SUS, no SUAS, nas associações e instituições comunitárias.  O livro apresenta os sujeitos negros em suas vidas cotidianas com o olhar da pesquisa acadêmica que serve as necessidades do Brasil negro e indígena.

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Referências

OLIVEIRA, Regina Marques de Souza (Org.). Cenários da Saúde da População negra no Brasil – diálogos e pesquisas. Fino Traço/EDUFRB, 2016.

SOUZA, Lúcia Ferraz Varges de. Identidade negra e processos subjetivos na infância: formas de enfrentamento do racismo. Dissertação de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus Jequié), 2016.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

de Souza, L. F. V. (2017). Interseccionalidade em educação e saúde: o livro Cenários da Saúde da População Negra no Brasil - Diálogos e Pesquisas, 2016. ODEERE, 2(4), 193-197. https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2362