O MOMENTO DA MÚSICA DA DIÁSPORA AFRICANA

Autores

  • Dener Santos Silveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Ricardo Marques dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4297

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de diáspora e as novas linhas de investigação intelectuais abertas a partir do uso crescente do conceito, em especial,  na música da diáspora Africana. Faz uma reflexão sobre o legado da filosofia moderna no processo de esvaziamento da possibilidade reflexiva da música negra, bem como, identifica no marcador da diáspora a condição desestabilizadora de absolutismos nacionais da música no Brasil que foram, diferentemente de outros assentamentos africanos da diáspora, ligados a creolização e hibridação, influenciada pela fundamentação de mestiçagem que promoveu uma centralização na figura do “popular” e do “folclórico” das manifestações da música da diáspora africana no Brasil. Nesse contexto informa o “momento” de recepção da ideia de Diáspora Africana e como ela legitima o discurso da música negra no Brasil reagindo aos valores e padrões de um sistema de representações que restringem o acesso às culturas diaspóricas a sua reflexividade.

Palavras-chave: África, Diáspora, Música Negra, Relações Raciais, pós-colonialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERND, Zila. O elogio da crioulidade: o conceito de hibridação a partir dos autores francófonos do Caribe. In: JUNIOR, Benjamin Abdala (org.) São Paulo: Boitempo, 2004.

BLACK, Marc. “Fanon and DuBoisian Double Consciousness," Human Architecture:

Journal of the Sociology of Self-Knowledge: Vol.5: Iss. 3, Article 36. 2007.

BRUBAKER, Roger. The Diaspora “diáspora”. Ethnic and Racial Studies, Vol. 28 nº 1 – January, 2005 pp. 1-19. https://doi.org/10.1080/0141987042000289997

BUCHER, KARL. Arbeit und rythmus, Leipizig, 1896

BUCK-MORSS, Susan. Hegel e o Haíti, NOVOS ESTUDOS CEBRAP 90, julho 2011 pp. 131‑171. https://doi.org/10.1590/s0104-026x2011000200016

_The origin of negative dialectics – Theodore Adorno, Walter Benjamin, and the Frankfurt Institut, New York, The Free Press, 1977.

BLUTER, Kim. D. Defining Diaspora, Refining a Discourse. Diaspora. 10:2, 2001.

CESAR, Chico. Cantáteis: Cantos elegíacos de amozade, Rio de Janeiro, Garamond, 2005.

DU BOIS. W.E.B. The Souls of Black Folks. Chicago, 1903

CHERNOFF, John M. African Rhythm and African Sensibility: Aesthetics and Social Action in African Musical Idioms. Chicago: University of Chicago Press,1979. https://doi.org/10.21504/amj.v6i3.1173

DAVIS, Angela Y. If They Come in the Morning: Voices of Resistance. New York: Third Press, 1971a. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas (1951). Título original: “Peau noire,

masques blancs”. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. V. I e II. São Paulo: Editora Dominus, 1965.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro - Modernidade e Dupla Consciência. Rio de Janeiro, Editora 34/UCAM, 2001.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da Diversidade. Trad. Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005

GORDON, Lewis R. Existential Dynamics of Theorizing Black Invisibility. In: GORDON, Lewis R. (ed.). Existence in Black: An Anthology of Black Existential Philosophy. New York: Routledge, 1997. https://doi.org/10.4324/9780203825341

. Fanon, Philosophy, and Racism. In: BABBITT, Susan E. e CAMPBELL,

Sue (ed.). Racism and Philosophy. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1999.

_.Fanon’s critique of failed dialectics of recognition. In: An Introduction to Africana Philosophy. Cambridge Introductions to Philosophy, 2008.

Prefácio. In: FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas (1951). Título original: “Peau noire, masques blancs”. Salvador: EDUFBA, 2008. https://doi.org/10.7476/9788523212148

HARRISON, Faye V. “Introduction: Expanding the Discourse on ‘Race.’” American Anthropologist 100(3):609–31. 1998

HALL, S. Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. (org.) SOVIK, Liv. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Identidade cultural na pós-modernidade.(trad.)SILVA, Tomaz Tadeu

HANCHARD, Michael George. Orfeu e o Poder: Movimento Negro no Rio e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

HOOKS,Bell e WEST, Cornel Breaking Bread, Boston: South End Press, 1991.

ITZIGSOHN, José; BROWN, Karida. Sociology and the theory of double consciousness, 2015

KEIL, Charles. “The Theory of Participatory Descrepancies: A Progress Report.” Ethnomusicology 39(1):1–19. 1995

KOTHE, F. R. Benjamin e Adorno: confrontos. São Paulo, Ed. Ática, 1978.

MANNING, Patrick. Africa And The African Diaspora: New Directions Of Study. Journal of African History, 44, 2003, pp. 487–506.

MONSON, Ingrid. The African Diaspora: A Musical Perspective. Routledge New York/London, 2003. PINHO, Patricia Santana, Mama Africa: Reinventing Blackness in Bahia . Translated by Elena Langdon. Durham, N C and London: Duke University Press, 2010

RABAKA, Reiland. Reconstructing the Black Radical Tradition, from W. E. B. Du Bois and C. L. R. James to Frantz Fanon and Amilcar Cabral. Lexingtonbooks, 2009.

RAWLS , Anne Warfield. “Race” as an Interaction Order Phenomenon: W. E. B. Du Bois’s “Double Consciousness” Thesis Revisited . Sociological Theory , 18 ( 2 ): 241 – 274 – 2000.

RENNÓ, Carlos. Gilberto Gil: todas as letras. São Paulo, Cia das Letras, 2003

RESTREPO, Eduardo “Afro-colombianos, antropología y proyecto de modernidad en Colombia”. In María Victoria Uribe e Eduardo Restrepo (orgs.), Antropología en la modernidad: identidades, etnicidades y movimientos sociales en Colombia. Bogotá, Instituto Colombiano de Antropología. 1997

SAID, Edward W. Orientalismo. O oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SAFRAN, William. “Diasporas in Modern Societies: Myths of Homeland and Return.” Diaspora, 1991, 1(1)p: 83– 99. https://doi.org/10.1353/dsp.1991.0004

SANTOS, Eufrázia Cristina Menezes. Resenha: Gilroy, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro - REVISTA DE ANTROPOLOGIA, SÃO PAULO, USP, 2002, V. 45 Nº 1. https://doi.org/10.1590/s0034-77012002000100013

SILVÉRIO, Valter R. O Programa Brasil-África na Construção da Ideia de Diáspora Africana. Revista do PPGCS – UFRB – Novos Olhares Sociais | Vol.1 - n.1 – 2018.

SPIVAK, GAYATRI, A critique of postcolonial reason, Cambridge, London, Harvard University Press, 1999

WADE, Peter. Blackness and race mixture: the dynamics of racial identity in Colombia. Baltimore, Johns Hopkins University Press,1993.

“The cultural politics of blackness in Colombia”. American Ethnologist, vol. 22, no 2, pp. 342-358. 1995

“Blackness, music and national identity: three moments in Colombian history”. Popular Music, vol. 17, no 1, pp. 1-19. 1998. https://doi.org/10.1017/s0261143000000465

_“Working culture: making cultural identities in Cali, Colombia”. 1999

“Music, race and nation: Música Tropical in Colombia. Chicago, University of Chicago Press. 2000.

WEST, Cornel, Questão de raça. CIA das Letras, São Paulo, 1994.

.The New Cultural Politics of Difference, Outubro, 53,1990, 93-109.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silveira, D. S., & dos Santos, J. R. M. (2018). O MOMENTO DA MÚSICA DA DIÁSPORA AFRICANA. ODEERE, 3(6), 177-197. https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4297