O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto está em espaço 1,5 e grafado em Times New Roman. ilustrações e tabelas estão inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos requeridos nas Diretrizes para autores
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível.

Diretrizes para Autores

POLITEIA: História e Sociedade é destinada à publicação de trabalhos originais nas áreas de História, Ciências Humanas e áreas correlatas, desde que afinados com o foco escopo da revista. Editada sob a responsabilidade do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é aberta à contribuição de docentes e pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa.

  1. Informações gerais

Serão publicados na Revista Politeia trabalhos inéditos, em português ou espanhol, na íntegra, preferencialmente apresentados sob a forma de artigos, podendo, ainda, ser contemplados ensaios, resenhas e entrevistas.

A submissão de manuscritos deve ser feita exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração da Politeia: Hisoria e sociedade.

A Revista Politeia: História e Sociedade só avalia e publica artigos inéditos e que não estejam em avaliação por outros periódicos. O ato de submissão do manuscrito implica na aceitação tácita do compromisso de ineditismo do trabalho por parte do(s) autor(es)

Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membro do Corpo Editorial da revista.

A versão submetida para avaliação não deve conter dados relativos à identidade do(s) autor(es) e de sua(s) instituição(ões). Os dados relativos à autoria serão declarados na aba relativas aos metadados.

Os artigos terão a extensão limitada a 10 mil palavras, incluindo notas explicativas e referências. Os artigos submetidos em língua portuguesa deverão apresentar título, resumo e palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa. Os artigos submetidos em língua espanhola deverão apresentar título, resumo e palavras-chave nas línguas espanhola e inglesa.Nenhum artigo será avaliado sem cumprir estas regras.

A Revista Politeia admite a publicação de traduções de artigos, desde que o manuscrito venha acompanhado de auotorização de autoria, em caso de autores vivos.

Os ensaios devem ter a extensão máxima de 10.000 palavras.

As resenhas devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos. As resenhas terão a extensão de limite de 1,5 mil palavras. Nenhuma resenha será avaliada sem cumprir esta regra.

Os editores da Revista comprometem-se a informar aos autores sobre a aceitação ou não de seus artigos para publicação.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

  1. Apresentação do(s) autor(es)

Na aba relativa aos metadados, devem ser informados o título e subtítulo do trabalho, dados de contato do co-autor (se for o caso), resumo e palavras-chave.

  1. Diagramação do conteúdo

3.1. Título

O título deve ser centralizado e em negrito, em caixa alta, Times New Roman, tamanho 12.

3.2. Autor(es)

A versão encaminhada para análise e parecer não deve conter dados relativos à identidade do(s) autor(es) e de sua(s) instituição(ões).

3.3. Resumo (apenas para artigos)

A palavra Resumo, em maiúscula, Times New Roman 12, deve ser alinhada à esquerda e em negrito. O resumo deve ser apresentado a partir da linha seguinte, em um único parágrafo, justificado, contendo, no máximo, 150 palavras, em Times New Roman 12.

3.4. Palavras-chave (apenas para artigos)

Imediatamente após o Resumo, apresentar até quatro palavras-chave, em ordem alfabética e separadas por pontos.

3.5. Texto

Os artigos, digitados em espaço 1,5, não devem exceder a 10.000 palavras, fonte Times New Roman, 12, papel A4. As margens terão as seguintes dimensões: superior, 30mm; esquerda, 30mm; direita, 25mm; e inferior, 25mm. Os parágrafos deves ser iniciados a 15mm, a partir da margem esquerda. Os números de páginas devem ser colocados na margem superior externa da página.

Subdivisões internas do texto, deverão ser alinhadas à esquerda, em negrito e com a mesma fonte utilizada no corpo do trabalho. O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção do texto precede seu título (separar o indicativo numérico do título por um espaço de caractere).

Deve-se evitar o uso de notas explicativas e a inclusão de anexos e apêndices. Caso seja necessário, o apêndice e/ou o anexo devem figurar logo depois das Referências.

3.6. Notas Explicativas

A indicação com algarismos arábicos e exponência seqüencial, colocada após a pontuação, será utilizada para especificar as Notas Explicativas, que deverão ser listadas em notas de rodapé em fonte10.

3.7. Citações e Notas Bibliográficas

As transcrições no texto devem aparecer sem itálico, com aspas. As citações que excederem três linhas devem ser destacadas em fonte Time New Roman 11, sem itálico e sem aspas, alinhadas com o texto à direita e alinhada à esquerda com recuo de 40 mm.

As Notas Bibliográficas deverão ser especificadas pelo sistema autor-data, no corpo do texto. Ex: (BARBOSA, 1980); segundo Morais (1955).

Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Ex. (BARBOSA, C., 1956) e (BARBOSA, O., 1956).

Quando for necessário especificar no texto a(s) página(s) ou seções da fonte consultada, esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida pelo designativo que a caracteriza.

Ex. (MUNFORD, 1949, p. 513) e Segundo Oliveira (1943, p. 513-514).

3.8. Ilustrações e tabelas 

As ilustrações devem figurar no corpo do texto.

A identificação da tabela e ilustração, digitada em Times New Roman, espaço simples, deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa da natureza (gráfico, imagem, quadro, tabela etc), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.

Ex. Gráfico 1 – Processos de Reclamação Trabalhistas na JCJ de Vitória da Conquista (1963-1982)

Na parte inferior da tabela ou ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) e, se necessário, legendas, notas e outras informações consideradas relevantes.

A tabela ou ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

3.9. Tradução do Resumo e das palavras-chave

A tradução do título e resumo deverão ser apresentados no final do texto, antes das Referências. A palavra Abstract deverá ser grafada em caixa alta, negrito, Times New Roman 12, alinhada à esquerda. O texto, refletindo fielmente o resumo, deverá ser precedido do título e grafado em  Times New Roman, 12.

3.10. Referências

Nas Referências, elaboradas de acordo com a NBR 6023, devem figurar somente os textos citados no trabalho. Elas devem aparecer no final do texto, logo após o abstract, ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), sem recuos ou deslocamentos, com espaço de 1,5 linha entre si.

Indica-se o autor com entrada pelo último sobrenome seguido do(s) prenome(s) abreviado(s), exceto para nomes de origem espanhola, em que a entrada é feita pelos dois últimos sobrenomes.

Para obras com até três autores mencionam-se os três separados por ponto e vírgula.

Obras com mais de três autores: mencionam-se até os três primeiros seguidos de et al. O termo et al não deve ser precedido de vírgula e nem grafado em itálico

Obras de responsabilidade de uma entidade coletiva: a entidade é tida como autora.

São elementos essenciais da referência bibliográfica: autor(es), título, subtítulo (se houver), local, editora e data de publicação.

Para artigos de periódicos, dissertações, teses, partes de livros, e material obtido em Internet, consultar a NBR 6023.

Obs.: Na citação de material bibliográfico obtido via Internet, é função do autor decidir quais fontes têm realmente credibilidade e confiabilidade e manter uma cópia impressa do material referenciado.  Na apresentação das referências deve contar as URLs  e as datas de acesso.

A exatidão dos dados das referências trazidas no corpo do artigo, nas Notas Explicativas e nas Referências é de responsabilidade do(s) autor(es).

  1. Condições Contratuais

Trabalhos já publicados ou sob consideração em qualquer outra revista ou livro no Brasil não serão aceitos para publicação.

Os autores dos trabalhos publicados na Revista Politeia deverão abdicar dos direitos autorais sobre o artigo em favor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas, quando necessário.
  4. O texto está grafado em times new roman 12, espaço 15 (exceto para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé e legendas de tabelas e ilustrações)
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo no processo de avaliação cega por pares 

Declaração de Direito Autoral

Os autores dos trabalhos publicados na Revista Politeia abdicam dos direitos autorais sobre o texto em favor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.