Rio Grande do Norte: do açúcar e do gado ao cenário atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.4452

Palavras-chave:

Acumulação; Formação econômica; Espacialidade das atividades; Rio Grande do Norte.

Resumo

Estudar a formação econômica é indispensável para se promover as transformações estruturais requeridas para mitigação das desigualdades socioeconômicas que afligem as populações da periferia do sistema capitalista. Tendo como eixo o processo de acumulação, o trabalho objetiva esboçar a trajetória de formação econômica do Rio Grande do Norte, dando-se ênfase à questão espacial das atividades econômicas (geograficidade) ao longo do tempo (historicidade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boanerges de Freitas Barreto Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Francisco do Ó de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Barreto Filho, B. de F., & Lima Júnior, F. do Ó de. (2020). Rio Grande do Norte: do açúcar e do gado ao cenário atual. Politeia - História E Sociedade, 19(1), 133-153. https://doi.org/10.22481/politeia.v19i1.4452