O Movimento Pentecostal

algumas notas após os seus cem anos

  • Júlio César Tavares Dias Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Resumo

Surgido nos Estados Unidos, o movimento pentecostal chegou ao Brasil no início do século XX. Portanto, já passa de cem anos. Esse é o momento ideal, entendemos assim, para uma revisão crítica da história e da expansão do pentecostalismo no Brasil. No curso do período, o movimento se expandiu, mas também se fragmentou em várias igrejas e “ministérios”, cada um com estilos e características muito diferentes entre si. Interessa-nos perguntar o que significa ser pentecostal na atualidade e tentar entrever algo do futuro das igrejas pentecostais no Brasil. O pentecostalismo, a nosso ver, representa, tanto uma pluralidade de rostos como um rosto plural.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista CNPQ.

Publicado
2019-06-01
Como Citar
DIAS, Júlio César Tavares. O Movimento Pentecostal. Politéia - História e Sociedade, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 77-94, jun. 2019. ISSN 2236-8094. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/5169>. Acesso em: 19 ago. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/politeia.v18i1.5169.