Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará

Autores

  • Regina Coele Queiroz Fraga Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Jose Ribamar Furtado de Sousa Universidade Federal do Ceará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2827

Palavras-chave:

Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.

Resumo

A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

FRAGA, R. C. Q.; SOUSA, J. R. F. de. Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v13i26.2827. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827. Acesso em: 19 abr. 2024.