Os Mediadores Pedagógicos e a Territorialização da Agroecologia

Autores

  • Nils McCune Centro de Investigación y Formación Territorial, Matagalpa - Nicaragua

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2830

Palavras-chave:

Aprendizagem agroecológica. Movimentos sociais. Território. Abordagem histórico-cultural

Resumo

Com as mudanças do tempo, também deve mudar o conceito de educação popular, desenvolvido e realizado no caminho da mobilização popular e da luta social. Esta contribuição incide sobre a necessidade de superar dois obstáculos, a saber: primeiro, o lugar predominante dado à escola e à aprendizagem baseada na escola e, em segundo lugar, o entendimento da aprendizagem como um processo essencialmente individual. Usando uma construção teórica que combina abordagem histórico-cultural de Vygotsky com a concepção gramsciana da hegemonia e guerra de posições, argumento para um método de aprendizagem baseado na agroecologia coletiva e territorial do camponês. Para tanto, uso o caso do Corredor Agroecologico Farmworkers Association (ATC) da Nicarágua para identificar os mediadores de transição agroecológica para escalas individuais e sociais. Buscando vincular ensino e territórios mediadores, os movimentos sociais agroecológicos criam mosaicos de processos sócio-educativos interagindo em favor da soberania alimentar.

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Publicado

2018-03-07

Como Citar

MCCUNE, N. Os Mediadores Pedagógicos e a Territorialização da Agroecologia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v13i26.2830. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2830. Acesso em: 24 abr. 2024.