GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO:
SOBRE A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2930Palavras-chave:
Palavras-chave: Gestão democrática. Ensino público. Educação básica.Resumo
O artigo tem por objetivo caracterizar a produção científica sobre gestão democrática do ensino público na educação básica, constante em periódicos nacionais da área da Educação, datada de 1996 a 2015. Filiada a um projeto de pesquisa em rede nacional que investiga bases normativas e condições político-institucionais da gestão democrática do ensino público em sistemas municipais de ensino de diferentes estados do país, firmadas a partir da publicação da atual Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a investigação da qual resulta o trabalho foi operada por meio de levantamento junto à base de dados Qualis Periódicos da área da Educação. Submetidos à análise quanti-qualitativa, os resultados permitem verificar um impulso no número de publicações sobre o tema, embora com acentuadas diferenças regionais, prevalecendo abordagens do tema na sua interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de práticas de democratização da gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das publicações no período enfocado sugerem uma progressiva projeção do tema da gestão democrática do ensino público na educação básica, constatada a existência de possibilidades em aberto, demarcadas pelo rol de periódicos nacionais ainda disponíveis ao acolhimento de trabalhos sobre o tema.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.