CIEPS: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR:

UMA QUESTÃO DE CIDADANIA

Autores

  • Marcos Antonio Macedo das Chagas Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – Brasil / Faculdade Técnico-Educacional Souza Marques – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3471

Resumo

O artigo em tela trata dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro (CIEPs), como fonte de pesquisa do autor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Os CIEPs, na proposta materializada por Darcy Ribeiro (1922-1997), tinham como alvo educacional os alunos e alunas oriundos da classe trabalhadora ingressantes em uma escola digna. O projeto dos Centros foi destruído pelo descaso de alguns governantes fluminenses no intento de fazer prevalecer políticas educacionais excludentes, sobre a classe economicamente empobrecida. A partir desse ponto central, organizamos o evento de 60 anos da Faculdade de Educação da UERJ, intitulado – “Encontro: Mariátegui e a Educação”, propondo uma reflexão sobre a cidadania no Brasil. Como entendemos ser o momento político atual bastante propício ao debate, retomamos a questão discutida em 2009 acerca do que, em 2017, o governo federal brasileiro engendra como reforma no campo Trabalho e educação.

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Publicado

2017-07-18

Como Citar

CHAGAS, M. A. M. das. CIEPS: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR:: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, p. p.271-288., 2017. DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3471. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3471. Acesso em: 18 abr. 2024.