VER PARA CRER? DESAFIOS EDUCACIONAIS SOBRE O PODER DA FOTOGRAFIA

  • Liliana Oliveira da Rocha
  • Patrícia Ferraz de Matos

Resumo

Este artigo pretende reflectir acerca dos desafios educacionais levantados pelo poder da fotografia. Traça-se um contexto histórico e cultural em torno da invenção da fotografia, abordando a sua receptividade, a sua capacidade de espelhar a realidade e a sua elevação ao estatuto de arte. Abordam-se ainda os poderes da fotografia (dizer a verdade, manipular, encenar e ver alem do visível), sobretudo a partir dos ensaios de Roland Barthes, Walter Benjamin e Susan Sontag. Por fim, reflecte-se sobre a forma como a imagem fotográfica condiciona as experiências dos indivíduos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-06
Como Citar
ROCHA, Liliana Oliveira da; MATOS, Patrícia Ferraz de. VER PARA CRER? DESAFIOS EDUCACIONAIS SOBRE O PODER DA FOTOGRAFIA. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 29, p. 177-197, ago. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4105>. Acesso em: 10 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4105.