TAREFA MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA.

  • Daniela Harmuch
  • Marcele Tavares Mendes

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão a respeito do desenvolvimento de competências e objetivos da Educação Financeira a partir de uma tarefa que suscita a utilização de ideias matemáticas. A discussão aqui provocada é um recorte de uma pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, a qual buscou elaborar, aplicar e discutir uma Sequência de Tarefas para uma Educação Financeira à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística. Em particular, a tarefa analisada envolve contextos em que é preciso realizar cálculos envolvendo porcentagens para tomadas de decisão e escolhas conscientes. As nossas reflexões são subsidiadas pela análise de áudios e da produção escrita de alunos de uma instituição filantrópica da cidade de Londrina-PR, em oficinas de aprendizagem desenvolvidas no segundo semestre de 2016. Em nossa análise, pudemos inferir que a matemática se comportou como um meio de organizar situações da Educação Financeira e que os contextos envolvidos, como a condução do desenvolvimento da discussão da tarefa, favoreceram aos alunos desenvolver competências da Educação Financeira apresentadas nos documentos do Enef e nas diretrizes nacionais de educação, assim como competências de um sujeito matematicamente letrado.

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Publicado
2018-08-06
Como Citar
HARMUCH, Daniela; MENDES, Marcele Tavares. TAREFA MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA.. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 29, p. 366-383, ago. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4117>. Acesso em: 14 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4117.