JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO

  • Carlos Manuel Ribeiro da Silva Universidade do Minho
  • Joana Martins Abreu Universidade do Minho

Resumo

A escola contemporânea depara-se com a necessidade de estabelecer estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer dos professores uma reflexão das práticas educativas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores da área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. O trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica na motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. A partir de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados do estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. Concluímos com uma reflexão que estabelece um vínculo significativo entre educação e ciência e de como esta relação deve influenciar os pressupostos da formação de professores, nomeadamente os que são subjacentes ao constructo de projeto curricular integrado na concretização das experiências de aprendizagem escolar e de formação de professores.

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Publicado
2018-10-19
Como Citar
RIBEIRO DA SILVA, Carlos Manuel; MARTINS ABREU, Joana. JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 200-228, out. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4368>. Acesso em: 14 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4368.