CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

  • Edmilson Antonio Pereira Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Analisa-se a produção acadêmica brasileira da área da Educação sobre as condições de trabalho docente na educação básica, em artigos, teses e dissertações, totalizando 55 estudos evidenciados na literatura sobretudo a partir dos anos 2000. A área do conhecimento "Educação" se distribuiu em cinco subáreas, das quais a de "Ensino-Aprendizagem" foi a mais frequente. A variedade de itens utilizados para representar tais condições prejudica o entendimento similar entre os pesquisadores, o que dificulta a comparação entre os resultados encontrados nos estudos e a identificação de fatores associados.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-19
Como Citar
ANTONIO PEREIRA JUNIOR, Edmilson; FRAGA VIEIRA, Lívia. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 247-270, out. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4370>. Acesso em: 14 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4370.