DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017)

  • Violeta Quiroga Raimundez Universidade de Barcelona
  • Paula Duran Monfort Universitade de Barcelona
  • Erica Rodríguez Cruz Universidade de Barcelona

Resumo

Este artigo apresenta um programa de inovação docente, centrado na metodologia de Aprendizagem em Serviços, desenvolvido no curso de Trabalho Social da Universidade de Barcelona. O objetivo foi avaliar os efeitos que tiveram sobre a aprendizagem dos alunos que participaram e, para isso, utilizou-se uma metodologia mista, com a aplicação da técnica de questionário e grupo de discussão. Os resultados do estudo mostram os benefícios para os estudantes que participam deste tipo de projeto, desde o primeiro curso de formação. Favorece a abordagem da realidade social e da profissão de Serviço Social. Promove a aprendizagem de conteúdos curriculares, o desenvolvimento do pensamento crítico e o compromisso social. A avaliação feita destaca as recomendações para melhorar o programa e o desenvolvimento desta metodologia.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-19
Como Citar
QUIROGA RAIMUNDEZ, Violeta; DURAN MONFORT, Paula; RODRÍGUEZ CRUZ, Erica. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017). Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 271-295, out. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4371>. Acesso em: 14 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4371.