ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Andreia dos santos Oliveira Instituto Federal de Rondônia – Brasil
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Juracy Machado Pacífico

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4667

Palavras-chave:

Educação. Escrita literária. Teoria histórico-cultural.

Resumo

Trata-se do projeto de ensino “Escrita literária: desafios e possibilidades” desenvolvido com alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia. As ações partiram da seguinte problematização: Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário e motivá-los a escrever textos diferentes daqueles usuais da área escolhida? Para isso delineou-se como objetivo criar ambiente favorável à leitura e escrita literária em que os discentes sintam-se sujeitos do processo. Na condução das ações, utilizamos os postulados de Fiorin e Savioli (2006) por defenderem a escrita literária como possibilidade de recriação do mundo, de Antunes (2003) que nos apresentou as várias etapas interdependentes e intercomplementares envolvidas na criação do texto literário, e na teoria Histórico-cultural de Vygotski (1995) que defende o uso da escrita a partir de uma necessidade do sujeito. Como eixos de ação, elaboramos situações em que os alunos tiveram contato com a leitura de textos literários, atuando como críticos do processo de composição textual, em seguida o planejamento da obra, revisão e reescrita. Como resultado tem-se que os alunos deixaram de ser leitores e escritores passivos e tornaram-se sujeitos da ação ao verem função no ato de escrever.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia dos santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia – Brasil

Professora do Instituto Federal de Rondônia. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo, Campus Júlio de Mesquita Filho, Marília. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - Grupo Educa.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Livre Docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista. Professora da UNESP. Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Oliveira, A. dos santos, Girotto, C. G. G. S., & Pacífico, J. M. (2019). ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Práxis Educacional, 15(31), 182-196. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4667