A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS

Autores

  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
  • Elika da Silva Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4670

Palavras-chave:

Sites educativos; Literatura infantil; Tecnologia digital; Formação do leitor

Resumo

O artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada na formação do leitor, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados na pesquisa,
percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem as características de interatividade com o leitor e inovação que esse meio possibilita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Doutora em Linguística e Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC).

Elika da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Tecnologia Educacional na Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC).

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Debus, E. S. D., & da Silva, E. (2019). A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS. Práxis Educacional, 15(31), 213-228. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4670