OS SUJEITOS DA EJA E DA EDUCAÇÃO SOCIAL: AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Antonio Pereira Universidade do Estado da Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4673

Palavras-chave:

Sujeitos da EJA. Educação Social. Vulnerabilidade Social. Desfiliamento Social

Resumo

O texto trata dos novos sujeitos da Educação de Jovem e Adulto (EJA) e da Educação Social (ES): as pessoas em situação de vulnerabilidade e desfiliamento social, identificando-as e, ao mesmo tempo, problematizando a situação social em que vivem à luz da sociologia de Robert Castel que analisa o quanto as metamorfoses da questão social complexificaram a dinâmica interna da exclusão social a ponto de fazer emergir novas categorias que explicam melhor o fenômeno da marginalidade, por exemplo, a integração, assistidos, vulnerabilidade e desfiliamento social. O interesse aqui é em afirmar que os jovens, adultos e velhos que estão em uma dessas situações, em particular as duas últimas, são sujeitos da EJA, ainda que ela não os assumam; diferentemente da Educação Social que, historicamente, se constituiu como uma educação encetada na pedagogia de Paulo Freire, portanto lutando pelo empoderamento dessas pessoas.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

Pereira, A. (2019). OS SUJEITOS DA EJA E DA EDUCAÇÃO SOCIAL: AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Práxis Educacional, 15(31), 273-294. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4673