DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIA

  • Armelinda Borges da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – Brasil
  • Deloise Ângela Amorim de Lima Universidade Federal de Rondônia – Brasil
  • Josélia Gomes Neves Universidade Federal de Rondônia - Brasil

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de discutir o conceito de interculturalidade em três vertentes, a saber: a relacional, a funcional e a crítica. Dessa forma, nos propomos a escutar e compreender os conhecimentos e desconhecimentos de estudantes acerca da temática Povos Indígenas. A realização deste estudo foi possibilitada pelas leituras de Walsh (2009), Tubino (2013) e Freire (1992) e pelos registros obtidos em uma atividade intercultural encaminhada pelo Programa PIBID Diversidade que ocorreu no 2º semestre de 2016. A referida ação ocorreu mediante a materialização de
diálogos interculturais envolvendo estudantes do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Ji-Paraná (Rondônia) e indígenas do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da observação participante com registros das observações em campo (ANDRÉ, 2012) no decorrer do estudo. Os resultados evidenciam que o diálogo intercultural entre os diferentes povos constitui um recurso importante para desconstruir estereótipos e promover processos
de compreensão das diferenças culturais rumo a interculturalização do currículo e da prática
pedagógica.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Armelinda Borges da Silva Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação Escolar, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). 

Publicado
2019-01-17
Como Citar
DA SILVA, Armelinda Borges; DE LIMA, Deloise Ângela Amorim; NEVES, Josélia Gomes. DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIA. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 31, p. 347-365, jan. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4677>. Acesso em: 21 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4677.