COMO FORMAR PROFESSORES? CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO

  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil
  • Maria Inêz Oliveira Araújo Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as concepções de pós-graduandos
em educação sobre como formar professores. Nesse sentido, especificamente objetivamos: promover a
Sequência Didática Interativa (SDI) como instrumento de coleta de dados e também metodologia formativa e comparar concepções sobre como formar professores antes e após a vivência de uma disciplina sobre formação de professores. Os resultados indicaram que a pesquisa-ação, a necessidade de se conhecer metodologias diversas, de refletir sobre a docência, a unidade teoria-prática, a criticidade e a humanização são alguns dos aspectos relevantes a serem considerados no processo formativo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de PósGraduação em Ensino das Ciências/UFRPE, Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (CNPq/UFRPE). 

 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (CNPq/UFS). 

Publicado
2019-01-17
Como Citar
ARAÚJO, Monica Lopes Folena; ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira. COMO FORMAR PROFESSORES? CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 31, p. 366-388, jan. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4678>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4678.