Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
Palavras-chave:
Práxis, Formação docente, Tensões e concepçõesResumo
O presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.