EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS/INTELECTUAIS NEGRAS NA UNIVERSIDADE: ENTRE O DIREITO À DIFERENÇA E A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sônia Beatriz dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
  • Ilaina Damasceno Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5044

Palavras-chave:

experiência,, direito à diferença,, competência pedagógica.

Resumo

Propomos compreender o exercício da docência no ensino superior a partir de uma abordagem que privilegia a relação entre teoria e experiência como possibilidade de entrelaçar o trabalho intelectual com comunidades de pertencimento. Buscamos entender até que ponto as experiências, ainda que singularizadas pela individualidade, são questões sociais que coordenam saberes e fazeres na educação formal. Iniciamos nossa reflexão com uma discussão acerca do direito à diferença como o reconhecimento das posições diversas que os sujeitos ocupam na produção do conhecimento e sua importância para pensar o trabalho de intelectuais negras na universidade. Em seguida, refletimos sobre o trabalho com a diversidade sob a perspectiva das ideias de competência pedagógica e experiência, dispondo narrativas mobilizadoras dos temas de pesquisa e dos modos de ensinar das autoras. Por fim, tecemos considerações sobre a experiência formativa como evento no qual mudança social e política radical se entrelaçam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sônia Beatriz dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Antropologia Social pela University of Texas at Austin (Diáspora Africana). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação (EDU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/FEBF-UERJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ. Pós-doutorado em Raça, Gênero e Política Pública, pelo H. H. Humphrey Institute of Public Affairs, University of Minnesota.

Ilaina Damasceno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação (EDU). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

DOS SANTOS, S. B.; DAMASCENO, I. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS/INTELECTUAIS NEGRAS NA UNIVERSIDADE: ENTRE O DIREITO À DIFERENÇA E A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 69-88, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5044. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5044. Acesso em: 16 abr. 2024.