PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE

  • Claudia Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
  • Ana Beatriz da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
  • Carla Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
  • Elaine Barbosa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Resumo

O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa Formação de professores, Pedagogias Decoloniais, currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Diretora de Projetos Sociais e de Campo da Organização Coisa de Mulher/Casa das Pretas/RJ. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores,Currículos, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade(s) na UNIRIO.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD. Faz parte da Rede de Carioca de Etnoeducadoras Negras.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Direito, é membro do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela e membro do grupo de pesquisa Formação d Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro e professores, Pedagogias Decoloniais, currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade na UNIRIO.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
MIRANDA, Claudia et al. PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 132-154, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047>. Acesso em: 17 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5047.