QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal da Grande Dourados – Brasil
  • Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí – Brasil

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir as implicações que o acadêmico negro encontra para estar fortalecendo sua identidade de forma positiva ou não. Delimitou-se na questão norteadora: Quais as implicações para o fortalecimento da identidade negra no contexto da educação superior? Traz resultados da pesquisa de mestrado, em que utilizou-se da pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foram utilizados a entrevista estruturada aplicados a seis acadêmicos negros cotistas de diferentes cursos de graduação ingressantes no período de 2013 a 2016 e questionário on line aplicados a ingressantes cotistas do mesmo período. Nos depoimentos dos participantes da pesquisa, notamos que, quando os acadêmicos têm envolvimento com ações que discutem a temática da população negra, grupos de estudos, disciplinas referentes às relações étnico-raciais, PIBIC e PIVIC, eles apresentam uma identidade fortalecida no espaço universitário.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-Diretora da FAED/UFGD. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD) e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFGD).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Formadora da Coordenadoria Regional de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD).

Publicado
2019-05-10
Como Citar
DE SIQUEIRA MARQUES, Eugenia Portela; PEREIRA DOS SANTOS RIBEIRO, Maria Aparecida. QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 205-224, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5051>. Acesso em: 18 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5051.