AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Marília Costa Santos da Paixão Universidade Estadual de Santa Cruz – Brasil
  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz Universidade Estadual de Santa Cruz – Brasil
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio Universidade Estadual de Santa Cruz – Brasil

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com graduandos em Ciências Biológicas de uma universidade estadual da Bahia que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entendimento de que essa modalidade de ensino normalmente não é contemplada nos cursos de formação de professores, nosso objetivo foi analisar quais as concepções dos licenciandos sobre o Estágio na EJA, como uma forma de suscitar discussões sobre a importância da experiência com essa modalidade na formação inicial e evidenciar algumas potencialidades e desafios sobre o estágio/ensino na EJA. Realizamos entrevistas com cinco licenciandos concluintes do curso e as analisamos com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que, apesar de os professores em formação inicial apreciarem a experiência de estagiar na EJA, os mesmos enfrentaram uma série de dificuldades devido às especificidades dessa modalidade, como a falta de subsídios para preparar as aulas, problemas de identificação com o público e falta de discussões sistemáticas durante a graduação sobre o que significa ser professor da EJA. Assim, apontamos para a necessidade de se romper com essa invisibilidade sobre os processos de formação e ensino para a EJA, buscando uma formação de professores que possibilite uma aproximação ainda maior dos licenciandos com a realidade das escolas públicas do nosso país.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de estudo/pesquisa “Temas Atuais em Ensino em Ciências”.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de estudo/pesquisa “Temas Atuais em Ensino em Ciências”.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta da área de Ensino de Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) desta Universidade. Líder do grupo de estudo/pesquisa “Temas Atuais em Ensino em Ciências”.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
COSTA SANTOS DA PAIXÃO, Marília; BRUNO ARAÚJO QUEIROZ, Marcelo; ANDRÉA VIANNA PRUDÊNCIO, Christiana. AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 274-296, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5055>. Acesso em: 19 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055.