A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI

Autores

  • Marilsa Miranda de Souza Universidade Federal de Rondônia – Brasil
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5056

Palavras-chave:

Comunas, Educação Integral, Pedagogia Socialista

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir a educação integral a partir dos conceitos presentes na produção de Marx e de sua aplicação nas experiências educativas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, dando destaque ao pensamento e às experiências desenvolvidas por Makarenko na Colônia Gorki, especialmente numa de suas comunas, a Comuna Dzerjinski. A educação na URSS buscou aplicar os princípios marxistas de servir a política do proletariado e estar combinada com o trabalho produtivo. Coube um papel de destaque ao trabalho do educador ucraniano que conseguiu unificar o trabalho produtivo à educação intelectual, incluindo a formação política, cultural, artística, além das atividades físicas. Por fim, o trabalho de Makarenko constituiu-se em um exemplo de coerência com os postulados pedagógicos forjados na URSS, que expressaram o objetivo teórico e prático de uma alternativa de superação da sociedade de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia – Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNIR). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR).

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

MIRANDA DE SOUZA, M.; ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES, M. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 297-315, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5056. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5056. Acesso em: 24 abr. 2024.