EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO

  • Milka Oliveira de Vasconcelos Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil
  • Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil
  • Solange Helena Ximenes-Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Resumo

Esta pesquisa, com enfoque quanti-qualitativo, objetivou diagnosticar a implementação da Educação Integral na Escola de Tempo Integral do Campo Irmã Dorothy Mae Stang em Santarém - Pará. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário com 62 questões objetivas, respondidas por 10 professores, 01 coordenadora pedagógica e 01 gestora. Os resultados indicam que, ao se tratar da Educação Integral em Tempo Integral, diversas instâncias se inter-relacionam para a promoção efetiva dessa proposta, haja vista que ainda existe carência na infraestrutura e no apoio pedagógico de atividades complementares na Escola de Tempo Integral do Campo. Revela-se ainda a necessidade de se combater o descompasso entre o que é pensado pela política e o que é executado pelos programas. Ademais, reconhecem-se a incompletude e a descontinuidade de muitas ações promovidas no interior da escola, o que intensifica e ressalta, ainda mais, esse descompasso, implicando na necessidade de se conhecer e refletir melhor sobre a realidade da oferta educacional no meio rural.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do Grupo de Pesquisa Formazon. Bolsista da Capes.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do Grupo de Pesquisa Formazon. Bolsista da Capes.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Membro do Grupo de Pesquisa Formazon.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
OLIVEIRA DE VASCONCELOS, Milka; XIMENES MIRANDA NUNES, Márcia Cristina; XIMENES-ROCHA, Solange Helena. EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 337-357, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5058>. Acesso em: 22 ago. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5058.