EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Milka Oliveira de Vasconcelos Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil
  • Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil
  • Solange Helena Ximenes-Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5058

Palavras-chave:

Educação integral, Escola do campo, Tempo integral.

Resumo

Esta pesquisa, com enfoque quanti-qualitativo, objetivou diagnosticar a implementação da Educação Integral na Escola de Tempo Integral do Campo Irmã Dorothy Mae Stang em Santarém - Pará. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário com 62 questões objetivas, respondidas por 10 professores, 01 coordenadora pedagógica e 01 gestora. Os resultados indicam que, ao se tratar da Educação Integral em Tempo Integral, diversas instâncias se inter-relacionam para a promoção efetiva dessa proposta, haja vista que ainda existe carência na infraestrutura e no apoio pedagógico de atividades complementares na Escola de Tempo Integral do Campo. Revela-se ainda a necessidade de se combater o descompasso entre o que é pensado pela política e o que é executado pelos programas. Ademais, reconhecem-se a incompletude e a descontinuidade de muitas ações promovidas no interior da escola, o que intensifica e ressalta, ainda mais, esse descompasso, implicando na necessidade de se conhecer e refletir melhor sobre a realidade da oferta educacional no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milka Oliveira de Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do Grupo de Pesquisa Formazon. Bolsista da Capes.

Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do Grupo de Pesquisa Formazon. Bolsista da Capes.

Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Membro do Grupo de Pesquisa Formazon.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Oliveira de Vasconcelos, M., Ximenes Miranda Nunes, M. C., & Ximenes-Rocha, S. H. (2019). EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO. Práxis Educacional, 15(32), 337-357. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5058