ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Maria Sueli Corrêa dos Prazeres Universidade Federal do Pará – Brasil
  • Ilda Gonçalves Batista Universidade Federal do Pará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5060

Palavras-chave:

Estado, Políticas Educacionais, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o Estado e sua articulação na formulação das políticas educacionais voltadas a inserção das tecnologias digitais na educação. Faz-se um convite à reflexão, no sentido de promover, a compreensão de como o capital age, junto ao Estado, no processo de modelamento das políticas educacionais aos ideais econômicos e suas demandas a conjuntura educacional em face às intencionalidades de reestruturação econômico-produtiva. Adota-se uma análise crítica da tecnologia, considerada a partir do contexto histórico vivido e no conjunto da realidade social no qual é projetada, com o intuito de problematizar sua relação direta com a produção capitalista. Reflete-se sobre a trama de consolidação das TICs na educação demonstrando que a política de inclusão digital apresenta-se como um projeto capitalista de ajuste do Estado brasileiro às pressões políticas dos países hegemônicos para o qual as novas tecnologias atuam em benefício e para promoção do capital, numa busca incessante por novas formas de se solidificar economicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Universidade Federal do Pará – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro associado da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe).

Ilda Gonçalves Batista, Universidade Federal do Pará – Brasil

Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Rede Municipal de Parauapebas. Membro associado no Grupo de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Corrêa dos Prazeres, M. S., & Batista, I. G. (2019). ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Práxis Educacional, 15(32), 378-391. https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5060