FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

  • Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas – Brasil
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista – Brasil

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.

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Biografias do Autor

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Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC /UNESP). Bolsista CAPES.

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Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA - UNICAMP) e do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP). Bolsista CNPq.

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Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, e líder do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP).

Publicado
2019-05-10
Como Citar
SOUZA LONGHIN LOURENÇO, Rayana Silveira; AMORIM TAMAIO DE SOUZA, Nathália Cristina; INFORSATO, Edson do Carmo. FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 481-498, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065>. Acesso em: 17 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065.