INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

  • Cristiano Ferronato Universidade Tiradentes – Brasil
  • Bárbara da Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil
  • Anderson Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil

Resumo

No trabalho em questão buscamos apontar o olhar do professor sergipano Justiniano de Mello e Silva sobre os métodos de ensino disseminados no Brasil nos anos finais do século XIX com base em seus textos publicados no jornal Sete de Março entre 1889 e 1890. A partir da análise dos escritos do intelectual mencionado, bem como de outros estudos, constatamos que os métodos de ensino foram escolhidos e remodelados de acordo com as necessidades do país. Como integrante do âmbito educacional, Justiniano de Mello e Silva expôs suas convicções ao ver as transformações ocorridas e os impactos que estas implicavam no processo de ensino.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT) - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) e líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). http://orcid.org/0000-0003-2735-659.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação no Nordeste (GPHEN). Pesquisadora em História da Educação, com ênfase em Intelectuais e Imprensa.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduado em História pela Universidade Tiradentes - UNIT (2013). Membro dos grupos de pesquisa Instituições Escolares no Brasil (GPIEB) e de História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a História dos Manuais Escolares e das Disciplinas Escolares.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
FERRONATO, Cristiano; SANTOS, Bárbara da Silva; SANTOS, Anderson. INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 499-517, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5066>. Acesso em: 18 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5066.