QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5278

Palavras-chave:

Formação de professores, Curso de pedagogia, Docência para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O estudo tem como objetivo problematizar o curso de pedagogia, considerando o instituído pela Resolução do CNE/CP N. 1/2006, evidenciando-o enquanto uma quimera curricular quando se considera as atribuições previstas para esses profissionais e a formação de docentes para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como campo de observação e análise os Projetos Pedagógicos e as matrizes curriculares de 16 cursos presenciais de Pedagogia que fizeram a reforma e são ofertados pelo conjunto das 7 universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Tratando esses documentos como discursos e monumentos a partir de contribuições de Michel Foucault e Ernesto Laclau, analisam-se as formas como as/os pedagogas/os são definidos nas suas atribuições e tarefas e os saberes que são privilegiados pelos currículos, concluindo pelo insuficiente preparo para essas docências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB).

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

GARCIA, M. M. A. QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 91-117, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5278. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278. Acesso em: 19 abr. 2024.