MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS

Resumo





A prática docente na Educação Infantil tem sido objeto de discussão nos espaços formativos e acadêmicos pela necessidade de compreensão do fazer pedagógico de professores que atuam nesse nível de ensino. Este artigo objetiva compreender os modos de praticar a docência na Educação Infantil a partir das narrativas dialógicas e reflexivas dos professores. Partimos da seguinte questão problema: Como professoras experientes desenvolvem sua prática na Educação Infantil? Utilizamos as contribuições teóricas de Brito (2007, 2010), Deleuze; Guatarri (1992), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), entre outros. No desenvolvimento metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa orientada pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática na Educação Infantil e rodas de conversas e memorial da prática docente para a construção dos dados. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Os resultados demonstraram que as experiências vivenciadas ao longo do exercício profissional das professoras favoreceram uma prática docente na Educação Infantil reflexivamente, na qual a criança é compreendida como um ser social e cultural em processo de desenvolvimento requerendo das professoras habilidades e competências para o atendimento das necessidades formativas neste nível de ensino.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docnete do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPI. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo-NUFAGEC.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Rede Municipal de Teresina-PI. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo-NUFAGEC.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
GUEDES, Neide Cavalcante; GOMES, Tiago Pereira. MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 164-185, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5281.