TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS

Resumo





Narramos neste artigo, a partir da investigação iniciada por Freitas e Moura (2006), que teve um recorte temporal de 1960 a 1980, o continuum das pesquisas-memórias (2010, 2013 e 2018) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de socializar a rede documental que vem se estabelecendo no Estado de Alagoas. Nesse sentido, os escritos que ora apresentamos entrelaçaram-se nas trilhas da História Oral tomando como referência os estudos de Alberti (2008) e Portelli (2010). A evocação da memória e as suas implicações, na reconstrução da história em nossos estudos firmaram/firmam-se nos postulados teóricos de Amado (1995), Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Pollack (1989). Articulamos a interação das fontes orais com outras fontes – documentos escritos, imagens, entre outros, na perspectiva da composição de uma rede documental. As fontes orais e visuais, sobretudo, nessa caminhada, ajudaram-nos a desconstruir ideias prontas e acabadas sobre determinados conhecimentos, revelaram a complexidade da escuta sensível e lançaram-nos a novas aventuras, em cada investigação realizada que vem permitindo o construto de uma rede documental. Contribui, ainda, para novas interpretações que emergiram de memórias e de histórias de vida, marcadas indelevelmente, muitas vezes não creditadas como possíveis. E por fim deixaram pistas para continuarmos a reconstruir a história da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutora em Formação Docente pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Linguística. Professora da Graduação em Pedagogia e da Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (Cedu/Ufal). Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Professor do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq) membro do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos (ProPEd/Uerj/CNPq).

Publicado
2019-07-01
Como Citar
FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; DA SILVA, Jailson Costa. TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 255-277, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5286>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5286.